Início arrow A Academia arrow O Brasão
O Brasão PDF Imprimir E-mail

BRASÃO DE ARMAS DA ACADEMIA PERNAMBUCANA DE CIÊNCIA AGRONÔMICA

Brasão da Academia DESENHO E ARTE GRÁFICA: Criação de Melchiades Montenegro Filho, Geógrafo do IPA, o desenho e a arte foram apresentados na 10ª Reunião da Academia, em 01/10/1984, tendo sido aprovados por unanimidade por todos os Acadêmicos.

O Escudo apresenta características históricas, heráldicas e agronômicas e é integrado por elementos que exprimem a finalidade da Academia. É dividido em dois planos:

  • O superior, contem o Sol e os Símbolos dos Vegetais mais representativos da riqueza de Pernambuco, desde a época do descobrimento do Brasil aos dias atuais, tais como, um ramo de Pau brasil, com inflorescência erecta e infrutescência espinhosa,dois colmos de Cana-de-Açúcar com panículas florais, ladeando o ramo de Pau Brasil, hastes com ramo de Mandioca e ramo com influorescência de Algodão.
  • O inferior, contem o Leão Passante com a Cruz Central simbolizando Pernambuco; as infrutescências do Trigo e da Videira, colocadas lateralmente ao escudo como símbolos do Pão e do Vinho e os ramos de Oliveira colocadas na parte superior do escudo, como símbolo da Paz e da Glória. As cores são: ouro, verde, branco, azul e vermelho.

O lema Ora et Labora pro Agronômica Scientia (Ora e trabalha pela Ciência Agronômica) surge inscrito em letras vermelhas e tem origem no laborioso e clarividente esforço beneditino em valorizar a agricultura e promover o desenvolvimento da Ciência Agronômica, calcado no lema adotado por São Bento “Ora et Labora”.

O Brasão de Armas, assim como o Estandarte, a Bandeira e o Selo compõem o Artigo 71, itens a, b, c e d do Regimento da Academia que trata de seus símbolos.

OBS: Na criação original do Dr. Melchiades, o ramo de Pau-brasil aparecia ladeado por um ramo de café. No entanto, ao ser apresentada para apreciação, durante a 5ª Reunião da Academia em 21/05/1984, o Acadêmico Gileno de Carli sugeriu que o ramo de café fosse substituído por um ramo de mandioca. Idéia aceita aprovada pelos Acadêmicos presentes àquela Assembléia
 

 
© 2017 APCA | Academia Pernambucana de Ciencia Agronomica

Webmaster: