Início
ANAIS DA APCA PDF Imprimir E-mail

Conceição Martins

Entendemos por comunicação científica o processo compartilhado do conhecimento entre membros de uma determinada comunidade cientifica. Nesse processo que envolve como atividades principais a produção e a disseminação do conhecimento, as revistas científicas são um dos instrumentos mais importantes na disseminação e divulgação desse conhecimento produzido. Outro elemento essencial do processo de criação científica é, sem dúvida, a comunicação. É praticamente impossível haver ciência sem comunicação. O processo de comunicação é, portanto, visto como parte integrante da ciência, para o pesquisador, o processo de divulgação é vital para que a pesquisa seja aceita pelos seus pares.

Pesquisar, informar e comunicar, são, termos que ratificam a idéia de que o conhecimento produzido deve ser socializado, uma vez que o mesmo é freqüentemente reconhecido como um dos principais indicadores da realidade e assume papel de destaque, agregando a si, o uso intensivo da informação.

Nesse ensejo, por um lado, a publicação científica é um instrumento através do qual a comunidade científica se apropria, reapropria e ressignifica o conhecimento produzido. Em função da publicação, os Pesquisadores ou Grupos de Pesquisa expõem os resultados do trabalho científico realizado, visando que o mesmo seja socializado, criticado, debatido e avaliado por seus pares e pela comunidade científica em geral. Por outro, o universo da Academia é, portanto, o local por excelência onde essa produção é gerada, advinda das pesquisas e estudos desenvolvidos, necessitando tão somente, ser socializada.

Neste ano em que a Academia Pernambucana de Ciência Agronômica comemora seus 27 anos, a Comissão Científica liderada pelo Acadêmico Romero Marinho de Moura encontra-se na fase final da organização do volume dos ANAIS DA APCA, composto por crônicas, artigos e resenhas de autoria dos acadêmicos e especialistas convidados. Retrata entre suas matérias o passado/presente da Agronomia Pernambucana. Do tempo pretérito, surge a republicação de artigos publicados há cerca de 50 anos por Engenheiros Agrônomos, eternos Mestres, hoje presentes através das suas pesquisas agronômicas intituladas carinhosamente de “Memórias Agronômicas”. Dos tempos hodiernos, assuntos da atualidade que formam a pauta dos debates e discussões, merecedores de serem levados ao conhecimento da sociedade.

Cérebro plural, tipo de colméia, nicho de cabeças pensantes, esse grupo tradicional, integrado e dotado de idéias, diga-se de passagem, único na área agrícola do país, surge organizado como “cooperativa científica”, na afirmativa de De Masi (2003), onde cada Engenheiro Agrônomo, conservando sua produção autônoma, colabora com os demais para a obtenção de objetivos em comum, tal qual ocorria no ambiente científico dos colaboradores das primeiras academias da história: confiança nas possibilidades do método experimental e nas potencialidades da pesquisa realizada com o desempenho do grupo.

Nesse contexto, onde a livre circulação de ideias é marca registrada, onde há uma disponibilidade para disseminar progressos e resultados, na convicção de que a ciência pertence a todos, a Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, vem publicando este periódico anual, regularmente, desde 2005. A continuidade desta publicação mantendo a qualidade que lhe é peculiar desde o volume 1, já esgotado, é motivo de alegria e desafio para o futuro.

Nesse simbólico período de tempo, através dos seus ANAIS a Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, tem lançado novas idéias e novas informações, vem transmutando, incentivando, renovando e circulando os conhecimentos agronômicos produzidos individualmente ou em co-autorias. A leitura dos ANAIS DA APCA, publicação científica indexada na Base de Dados da Biblioteca Nacional de Agricultura e na Base LATINDEX – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas da America Latina, el Caribe, España y Portugal ratificam que o conhecimento é a base para o desenvolvimento local, nacional e internacional.

Conceição Martins
Bibliotecária da UFRPE, Mestre em Comunicação
Sócia Benemérita da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

 
< Anterior   Próximo >
APOIO CULTURAL Apoio Cultural
PARCEIROS Parceiros

Usuários On-line

© 2017 APCA | Academia Pernambucana de Ciencia Agronomica

Webmaster: