Início
ACADEMICO RECEBE O “PREMIO EDILSON BASSOLI DE OLIVEIRA” PDF Imprimir E-mail

Image O Acadêmico Titular ocupante da 19ª cadeira da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Prof. Dr. Antônio Fernando de Souza Leão Veiga, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), após receber a maioria dos votos dos seus colegas entomologistas, foi homenageado na cerimônia de abertura do XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, realizado em Natal, RN, no último dia 26 de setembro de 2010 com o Prêmio “Edilson Bassoli de Oliveira”, que se encontra na sua sétima edição. 

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1964) e mestrado e doutorado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), em 1970 e 1985 respectivamente. É sócio da Sociedade Entomológica do Brasil desde a sua criação em 1972, compondo o grupo fundador da SEB, formado por 43 entomologistas.

O Prof. Souza Leão foi docente do Departamento de Agronomia da UFRPE até 1997. Atualmente é professor titular do Departamento de Biologia da UFRPE, sendo responsável pela disciplina de Entomologia Geral ministrada para os cursos de Graduação em Agronomia e Biologia, e pelas disciplinas Morfologia de Insetos e Técnicas Experimentais Aplicadas a Entomologia ministradas para o curso de Pós-Graduação em Entomologia Agrícola, também da UFRPE. Durante a sua vida profissional foi pesquisador da Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA), onde desenvolveu trabalhos voltados ao manejo de pragas das pastagens, com foco em cigarrinha das pastagens, e pragas do feijão caupi, com foco em cigarrinha verde. Como professor e pesquisador na UFRPE orientou 14 dissertações de Mestrado no antigo curso de Fitossanidade e cinco dissertações de Mestrado no atual curso de Entomologia Agrícola da UFRPE, criado em 2004, além de ter co-orientado diversos outros trabalhos.
 Sua pesquisa recente tem como foco as pragas da batata doce, com ênfase em espécies de Megastes spp. e Euscepes postifasciatus. Além de possuir uma das principais coleções de variedades de batata doce do país, mantida no Departamento de Agronomia da UFRPE, fornece materiais para programas de melhoramento no Brasil e em outros países da América Latina.

 
< Anterior   Próximo >
APOIO CULTURAL Apoio Cultural
PARCEIROS Parceiros

Usuários On-line

© 2017 APCA | Academia Pernambucana de Ciencia Agronomica

Webmaster: