Início
PREMIO MELHORES DO AGRONEGOCIO 2010 PDF Imprimir E-mail

IPA recebe premio de Melhores do Ano da Revista Globo Rural
publicada em 19-10-2010

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) foi eleito, a Melhor Empresa no Setor de Desenvolvimento Agropecuário do país. A cerimônia do 6º Prêmio Melhores do Agronegócio 2010, da Revista Globo Rural, realizada ontem, em São Paulo, contou com a presença do Presidente do IPA , Júlio Zoé de Brito. Na ocasião foi lançado o Anuário do Agronegócio 2010, com todos os rankings de avaliação. O levantamento traz as 500 maiores empresas do segmento e premia as melhores em 30 categorias.

Realizado em parceria com a Serasa Experian, o levantamento destaca as 500 maiores empresas do agronegócio e também concede o prêmio Melhores do Agronegócio 2010 às melhores companhias em 30 categorias do segmento. Em sua sexta edição, o Anuário do Agronegócio traz, ainda, uma radiografia da infraestrutura do agronegócio nacional e uma análise do setor de biocombustíveis.

A seleção das melhores empresas em 30 setores leva em conta a soma dos pontos em cada um dos dez critérios elaborados pela redação da Revista Globo Rural. Em caso de empate na pontuação das companhias, são considerados para desempate os quesitos em ordem decrescente. O peso de cada um deles é atribuído de acordo com sua importância relativa.

O ativo total da empresas merece peso 2. Já a receita líquida ganha peso 1,5. Os demais quesitos ganham peso 1 ou 0,5. No primeiro grupo, estão a rentabilidade, o endividamento, o giro do ativo, a margem líquida e a margem da atividade. Recebem peso 0,5 os critérios liquidez corrente, evolução do ativo e evolução da receita líquida. O IPA foi a empresa que alcançou a maior colocação, com 72 pontos, ficando a frente da Codasp , com 66 pontos, e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com 65 pontos.

Numa hipótese, uma empresa poderia atingir a marca de 100 pontos se conseguisse a melhor classificação possível em todos os quesitos. Esta, no entanto, é uma possibilidade virtualmente nula devido ao nível de concorrência entre as empresas do setor, o que torna difícil que uma mesma empresa consiga superar todos os seus concorrentes em todos os critérios de classificação.

link original:
http://www.ipa.br/noticias_detalhe_ipa.php?idnoticia=2137

 

ASSUNTO RELACIONADO:

Vale Fertilizantes é a grande vencedora do prêmio Melhores do Agronegócio 2010
por Globo Rural Online

Cerimônia em São Paulo apresentou ainda as empresas eleitas em 30 segmentos relacionados ao meio rural

A revista Globo Rural, da Editora Globo, concedeu nesta segunda-feira (18/10) o prêmio Melhores do Agronegócio 2010, em cerimônia realizada no Credicard Hall, na capital paulista. O evento, patrocinado por Bradesco e Ford Caminhões, contou com a participação de autoridades, empresários e representantes de entidades ligadas ao campo, a exemplo de Carlos Sperotto, vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Césario Ramalho da Silva, presidenta da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e Edivaldo Del Grande, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp).

As melhores empresas em 30 segmentos relacionados ao meio rural receberam um troféu (confira lista completa abaixo), a partir de uma avaliação elaborada pela Serasa Experian. Além disso, houve a escolha da campeã das campeãs, e a eleita foi a Vale Fertilizantes, surgida após a aquisição da empresa Fosfertil pela mineradora, em setembro deste ano. A companhia foi a vencedora na categoria fertilizantes e acabou conquistando o grande prêmio por sua representatividade na economia brasileira e mundial, e por conta do ingresso em um setor de importância estrutural para o agronegócio nacional, como é o de fornecimento de matérias-primas para adubos.

O júri responsável pela escolha da Vale Fertilizantes foi formado por representantes da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócios (ABMR&A), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sociedade Rural Brasileira (SRB), Serasa Experian e da redação de Globo Rural.

A noite foi também de prêmios para Beatriz Rondon, de Aquidauana, MS. Ela participou da Promoção Crédito Rural Bradesco e recebeu o prêmio de R$ 250 mil das mãos do vice-presidente do banco, Sérgio Socha.

Durante o evento, também foi lançado o Anuário do Agronegócio 2010, que traz o ranking das 500 maiores empresas do setor, a lista das maiores por critérios econômicos, os destaques por região e por estado e reportagens com as 30 vencedoras do prêmio Melhores do Agronegócio.

Conheça as ganhadoras nas 30 categorias:

Abate de animais: Frigorífico Minerva
Açúcar e álcool: Copersucar
Algodão e grãos: SLC Agrícola
Alimentos básicos: Camil Alimentos
Atacado e varejo: Pão de Açúcar
Avicultura: Nutriza
Cana-de-açúcar: LDC-SEV
Comércio exterior: Copersucar
Conservas, sucos e congelados: Arosuco
Couro e calçados: Arezzo
Criação e pesca: Costa Sul
Desenv. agropecuário: IPA 
Defensivos agrícolas: Syngenta
Exploração florestal e reflorestamento: Duraflora
Ferramentas e implementos agrícolas: Metisa
Fertilizantes: Fosfertil | Vale Fertilizantes
Frutas e sementes: Syngenta Seeds
Indústria de carnes: Marfrig
Indústria de soja e óleos: Cargill
Indústria de doces e salgados: Garoto
Indústria de café e chá: Café Santa Clara | Grupo 3 Corações
Laticínios: Vigor | Grupo JBS
Massas e farinhas: M. Dias Branco
Papel e celulose: Suzano Papel e Celulose
Pecuária: Agropecuária Jubran
Produção de soja: Fazenda Paiaguás | SLC Agrícola
Produtos veterinários: Merial
Rações: Nutron Alimentos
Tabaco e bebidas: Ambev
Tratores e máquinas agrícolas: Caetano Branco

Link original:
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI180245-18071,00-VALE+FERTILIZANTES+E+A+GRANDE+VENCEDORA+DO+PREMIO+MELHORES+DO+AGRONEGOCIO.html

 
< Anterior   Próximo >
APOIO CULTURAL Apoio Cultural
PARCEIROS Parceiros

Usuários On-line

© 2017 APCA | Academia Pernambucana de Ciencia Agronomica

Webmaster: