Maria Celene Ferreira Cardoso de Almeida Imprimir E-mail

Maria Celene Filha de César Francisco Ferreira e Rosa Cardoso Ferreira, nasceu no Município de Aveiro, Portugal, no dia 14 de junho de 1926. Vindo para o Recife aos dois anos de idade, fez seus preparatórios nos Colégios São José e no Osvaldo Cruz. Naturalizada brasileira, concluiu o Curso de Engenheira Agrônoma na Escola Superior de Agricultura de Pernambuco (ESAP), na Turma de 1948. Desenvolveu suas atividades profissionais na Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio do estado de Pernambuco e na Universidade Federal Rural de Pernambuco, ocupando os seguintes cargos: Agrônoma no Serviço de Experimentação Agrícola do Departamento da Produção Vegetal; Chefe do Serviço de Terras do Departamento de Terras e Colonização; Assessora da Diretoria do Departamento da Produção Vegetal; Chefe do Serviço de Cadastro e Registro do Departamento de Inspeção e Fiscalização Agropecuária.

Professora da Cadeira de Administração Escolar do Curso de Magistério de Economia Doméstica da Universidade Rural de Pernambuco e Professora de Ensino Agrícola Técnico do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Realizou seus Cursos de Pós-Graduação na Venezuela, sobre Educação Agropecuária e na Universidade de Porto Rico, na área de Extensão Agropecuária. Regressando de Porto Rico, em 1958, foi portadora de um pequeno pacote, contendo sementes de ACEROLA, que foram postas a germinar em sementeira no campus da UFRPE, em Dois Irmãos , Recife – PE. Decorrido o tempo necessário, das 289 sementes que formavam o pacote, para surpresa geral, 09 sementes germinaram. Essas 09 plantinhas sobreviventes floresceram e frutificaram e a UFRPE dava início à divulgação da Acerola, rica em vitamina C , Cálcio, Fósforo e Ferro em todo o Estado de Pernambuco e nos demais Estados vizinhos, contribuindo com a divulgação da mesma como rica fonte de vitamina C em todo o Brasil. Autora do trabalho “Conservación de Suelos. Necesidad. Importância. Ensenanza”, publicado pela Editora da UFRPE.

Recebeu reconhecimentos e elogios, destacando-se a homenagem recebida durante o II Simpósio Brasileiro sobre Acerola, realizado no ano de 1995, pela introdução da cultura da Acerola no Brasil.

 
© 2019 APCA | Academia Pernambucana de Ciencia Agronomica

Webmaster: