Rômulo Simões Cezar Menezes

Acadêmico atual

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE (1992), mestrado em Soil Fertility – University of Georgia (1995) e doutorado em Soil and Crop Sciences – Colorado State University (1999). Atualmente é Chefe e Professor Associado do Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco. É docente do curso de Engenharia de Energia e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (Proten-UFPE), onde lidera o Grupo de Pesquisa em Energia da Biomassa e coordena a Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso). Desde 2018, atua como vice-coordenador do Observatório Nacional da Dinâmica da Água e Carbono no Bioma Caatinga (ONDACBC). Além disso, tem experiência nas áreas de Agronomia e Ecologia de Ecossistemas e trabalha em pesquisas de longo prazo sobre ciclagem biogeoquímica na região Nordeste do Brasil, incluindo o uso de técnicas isotópicas, modelagem e sensoriamento remoto. Tem interesse no desenvolvimento de sistemas sustentáveis de produção agropecuária e na produção e aproveitamento de biomassa para fins energéticos. Tomou posse na cadeira 05 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 2019, substituindo o acadêmico Paulo Klinger Tito Jacomine que passou para emérito em 2017. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7765730420070015

Produção Acadêmica: http://www.suassuna.net.br/2023/07/producao-cientifica-do-academico-romulo.html

Arnaldo Peixoto de Oliveira

Patrono

Engenheiro Agrônomo, pela Escola Superior de Agricultura de Pernambuco, diplomado em 1937, em pleno processo de estadualização do ensino agrícola em Pernambuco. Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio do Estado de Pernambuco, esteve Chefe da Diretoria Geral da Produção Vegetal. Foi um dos fundadores Fundador da Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco CEASA, em 1962 e também foi idealizador e responsável pelo reflorestamento ao longo das Rodovias Federais e Estaduais em Pernambuco. Participou de Congressos e Seminários sobre Reflorestamento em Pernambuco e no Brasil. Recebeu honrarias e homenagem póstuma. Faleceu no Recife, em 30 de maio de 1971.

Antônio Carlos de Souza Reis

Acadêmico fundador

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, diplomado em 1963. Concluiu o quarto grau na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – USP. Livre Docente da UFRPE, lecionou as disciplinas de Meteorologia e Climatologia. Foi Coordenador do Curso de Especialização em Agricultura Tropical. Diretor do IPA no período de 21/03/1979 a 07/01/1980 e Secretário Adjunto de Agricultura do Estado de Pernambuco. Como atividades técnicas, destacou-se como Pesquisador do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA e Consultor Técnico. Licenciou-se da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA. Recebeu diversos méritos e homenagens dos formandos de Agronomia da UFRPE – turmas de 1970 e 1972. Tomou posse na cadeira 05 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 1984, como acadêmico fundador. Faleceu no Recife em 16 de junho de 2021.

Osvaldo Martins Furtado de Souza

1º Acadêmico sucessor

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de Pernambuco – ESAP, atual Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, em 1947. Professor, foi diretor a Escola Agrícola Dom Agostinho Ikas – Codai, unidade de ensino técnico da UFRPE. Foi pesquisador e filatelista. Vencedor do Prêmio CREA-PE Meio Ambiente, Categoria Pessoa Física, em 10 de junho de 2009. Reconhecido como um dos protetores e disseminadores do baobá, das mangas de Itamaracá e do pau-brasil em Pernambuco. Tomou posse na cadeira 05 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 2001, substituindo o acadêmico fundador Antônio Carlos de Souza Reis que havia solicitado licença da APCA. Membro da Academia Brasileira de Ciência Agronômica – ABCA. Publicou diversos livros e dezenas de artigos em jornais. Faleceu no Recife em 02 de setembro de 2014.

Paulo Klinger Tito Jacomine

2º Acadêmico sucessor

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1957) e é Livre Docente pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE (1974). Atualmente é Professor Sênior da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Participou de dois Workshops Internacionais de Classificação de Solos no Brasil, respectivamente em 1977 e 1986. Participou do Workshop Internacional de Classificação de Solos (Andossolos) no Chile e Equador em 1982. Foi agraciado com o Prêmio Antônio Carlos Moniz da SBCS em 2009 durante o Congresso Brasileiro de Ciência de Solo realizado em Fortaleza. Tem vasta experiência na área Agronomia, com ênfase em Gênese, Morfologia e Classificação de Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Solos tropicais, Pedogênese, Relações Solo-paisagem, Solos coesos dos tabuleiros costeiros da região Nordeste do Brasil, Levantamento de solos e sua interpretação para fins agrícolas e ambientais. Participou da organização do Zoneamento Sócio-econômico-ecológico do Estado de Mato Grosso. Participou do estudo dos Solos das Ilhas Oceânicas de Fernando de Noronha e Trindade. Recebeu homenagens. Tomou posse na cadeira 05 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 2016, em substituição ao acadêmico Osvaldo Martins Furtado de Souza que faleceu em 15 de setembro de 2014. É membro efetivo do Comitê Executivo Nacional de Classificação de Solos para o desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos SiBCS. O acadêmico Paulo Klinger passou para Emérito da APCA em 2017. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0956738027001464