Publicações
Os Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica (APCA) destinam-se à publicação de matérias que contribuam para o desenvolvimento das ciências agrárias. Aceita-se trabalhos redigidos em português, inglês (preferencialmente) e espanhol.
A APCA vem editando os desde 2004 com periodicidade anual até o ano de 2017. Em 2018, ano em que são comemorados os 15 anos de publicação a periodicidade da Revista passa a ser semestral. Composto por Crônicas, Revisões, Artigos e Comunicações Científicas, de autoria de seus Acadêmicos e convidados especiais a respeito de temas relacionados ao cenários internacional e nacional inclui, ainda, colunas especiais, tais como: “In Memoriam”, “Memórias Agronômicas” e “Registros Especiais”.
Registrados sob o ISSN: 1980-0258, em atendimento à Lei nº 10.944, de 14 de dezembro de 2004 de Depósito Legal, os Anais da APCA encontram-se indexados na Base QUALIS DA CAPES (B5-10) e na Base Latindex – Sistema Regional de Información em Linea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal. Também estão registrados sob o ISSN-Eletrôninco 2448-2811.
Este é um livro de memória, Memória Institucional da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA. Resulta da nossa capacidade de coligir, armazenar e recuperar informações disponíveis. Representa uma evocação dos fatos, das ações, da trajetória e suas contextualizações ao longo dos 35 anos de sua existência. Traz em si as marcas dos que dela fazem parte, através de fatos, visões, práticas e discursos, trabalhos e ações motivados pelas demandas do seu tempo e pela situação social, política e econômica de cada época. A preservação da memória institucional mantém a instituição viva e é uma forma de fortalecer suas bases.
Representa uma gratidão, especialmente ao saudoso Eudes de Souza Leão Pinto, seu idealizador, criador, inspirador e líder, enquanto exerceu o cargo de Presidente Vitalício, mas também à associada benemérita Conceição Martins, pela organização e planejamento editorial e a todos os acadêmicos que ajudaram a construir a história da APCA.
Este livro representa uma parte do caminho, uma ponte na condução da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica rumo à eternidade, à “imortalidade acadêmica”.