Cadeira 13
Gilvan Pio Ribeiro
Acadêmico atual
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1971), Mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1974) e Doutorado em Plant Pathology and Plant Genetics – University of Georgia – Georgia – USA (1979). Realizou Pós-doutorado em Plant Virology na University of Georgia, Georgia – USA (1993) e Estágio Pós-doutoral em Plant Virology na Universitá degli Studi di Bari, Bari – Itália (2004). Professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Detecção e identificação de vírus, tais como: Badnavirus, Comovirus, Tospovirus e Potyvirus nas culturas Dioscorea spp., Vigna unguiculata, Arachis hypogaea, Carica papaya, Ipomoea batatas e Vitis spp. Tomou posse na cadeira 13 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 2017, substituindo o acadêmico José Wilson Aranha de Medeiros, que faleceu em 02 de outubro de 2016. Membro da Academia Brasileira de Ciência Agronômica – ABCA. Aposentado da UFRPE a partir de outubro de 2017. http://lattes.cnpq.br/2891899078007657
João Wanderley da Costa Lima
Patrono
Engenheiro Agrônomo, pela Escola Superior de Agricultura de Pernambuco – ESAP, em 1939. Possuía diversos Cursos de Especialização no exterior, salientando-se os de Conservação e Manejo do Solo, em Santiago do Chile, de 25 de agosto a 25 de novembro de 1952 e o Curso de Petrologia, Métodos de Química do Solo, Fertilidade e Manejo e Classificação de Solos, em “North Carolina State College”, Reideigh, NC, USA, em 1956. Professor Titular das Disciplinas Geologia Agrícola e Edafologia, da Escola Superior de Agricultura de Pernambuco – ESAP. Pesquisador do Instituto de Pesquisas Agronômicas de Pernambuco – IPA, em 1940. Engenheiro Agrônomo do Ministério da Agricultura, Aprovado em Concurso Público em 1952. Agrônomo classe J, do Ministério da Agricultura, desenvolveu atividades no Instituto Agronômico do Nordeste – IPEANE, instituição na qual foi diretor em 1962. Chefe do Departamento de Solos da ESAP, em 1969. Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Ciências do Solo e seu Presidente no biênio 1963/1965. Sócio fundador da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Nordeste, sendo seu Presidente no biênio 1955/1957. Membro dos Colegiados Superiores da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Homenageado em sessão plenária do XII Congresso da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, como o único membro dessa Sociedade a ter tomado parte em todos os doze congressos por ela organizados. Faleceu no Recife, em 21 de junho de 1970.
Francisco José de Albuquerque Cavalcanti
Acadêmico fundador
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, em 1967. Pesquisador do Instituto de Pesquisa e Experimentação Agropecuária do Nordeste – IPEANE, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA e do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, órgão no qual esteve responsável pelo Laboratório de Fertilidade do Solo e Chefe da Seção de Solos, havendo sido também Executor do Acordo IPA/UFRPE. Autor de trabalhos técnicos-científicos de reconhecido mérito agronômico. Tomou posse na cadeira 13 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 1984, como acadêmico fundador. Passou para emérito em 2001.
Aluísio Ferreira Baltar Filho
1º Acadêmico sucessor
Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de Pernambuco (ESAP), atual Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em 1948. Engenheiro Agrônomo do Ministério da Agricultura e Chefe da Seção de Extensão e Assistência da Comissão de Combate à Cigarrinha da Cana-de-Açúcar em Pernambuco. Engenheiro Agrônomo do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), esteve Interventor na Usina Serro Azul, Palmares, Pernambuco. Tomou posse na cadeira 13 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 2001, substituindo o acadêmico fundador Francisco José de Albuquerque Cavalcanti. O acadêmico Aluísio Ferreira Baltar Filho faleceu no ano de 2005. Infelizmente, não foi possível localizar as informações referentes ao local, dia e mês.
José Wilson Aranha de Medeiros
2º Acadêmico sucessor
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em 1957. Engenheiro Agrônomo Fitossanitarista na Seção de Vigilância Sanitária, Vegetal e Inseticidas do Instituto Biológico do Estado de São Paulo, de 1959 a 1963, posteriormente, foi redistribuído para o Instituto Agronômico de Campinas – IAC. Dedicou grande parte da sua vida profissional à Citricultura. Esteve Coordenador do Plano Nacional de Sementes – Área B. Tomou posse na cadeira 13 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 2006, substituindo o acadêmico Aluísio Ferreira Baltar Filho, que faleceu em 15 de setembro de 2005. O acadêmico José Wilson faleceu em 02 de outubro de 2016.