Mario de Andrade Lira Junior

Acadêmico atual

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1990), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1994), doutorado em Plant Science – McGill University (2001) e realizou estágio pós-doutoral em Microbiologia do Solo – Universidade Federal de Lavras (2007). Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE desde 1993. Atua como orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Sua principal linha de pesquisa é em Microbiologia e Bioquímica do Solo, atuando principalmente em diversidade e eficiência de bactérias promotoras de crescimento em leguminosas e outras culturas tropicais, efeito de sistemas tropicais com baixo uso de inputs externos no estoque de C e N no solo e relação entre materiais de origem do solo, cobertura vegetal e diversidade e atividade microbiana. Tomou posse na cadeira 17 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 2019, em substituição ao acadêmico fundador, Mário de Andrade Lira, que faleceu em 09 de dezembro de 2018. Membro da Academia Brasileira de Ciência Agronômica – ABCA. http://lattes.cnpq.br/7272749911485530

Mário Coelho de Andrade Lima

Patrono

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura do Mosteiro de São Bento, Olinda, Pernambuco, em 1935. Pós-Graduação na Universidade Estadual do Texas, USA. Professor Catedrático da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, lecionou as Disciplinas de Física de Solos, Plantas Forrageiras, Pastagens e Melhoramento de Plantas. Membro dos Conselhos Superiores da UFRPE. Agrônomo Auxiliar da Estação Experimental do Cedro no período de 1936 a 1937. Chefe do Serviço de Fruticultura e das Estações Experimentais do DPV 1940-1945. Diretor do Departamento de Produção Vegetal DPV de 1948 a 1949. Chefe da Seção de Climatologia do Instituto de Pesquisas e Experimentação Agrícola do Nordeste – IPEANE de 1953 a 1954. Diretor do Instituto de Pesquisas Agronômicas – IPA de 1960 a 1962. Assessor Técnico da USAID-NE de 1963 a 1966. Sócio da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrônomos de Pernambuco. Sócio da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e da Sociedade de Botânica do Brasil até 1966. Publicou diversos trabalhos técnicos em boletins, anais de Congressos e periódicos nacionais e estrangeiros. Recebeu diversas honrarias, das quais destacam-se o Prêmio Moinho recife, em 1969, In Memoriam. A Medalha dos 80 Anos dos Cursos das Ciências Agrárias da UFRPE, em 1992. Entre as comendas recebidas, figura a “Certicate of Commendation by Departament of State, USA. Jannuary, 1967, in recogntion of special achevement and unusual contribution to the programs and objectives of Agency for International Development of Brazil, Jrning, 1966”. Faleceu 21 de fevereiro de 1976.

Mário de Andrade Lira

Acadêmico fundador

Engenheiro Agrônomo, pela Escola Superior de Agricultura da UFRPE, em 1965. O Mestrado na Universidade da Geórgia e o Doutorado na Universidade do Arizona – USA. Professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, lecionando as Disciplinas de Bioestatística e Metodologia do Melhoramento Genético em Pastagem. Pesquisador do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, órgão do qual também foi diretor de Pesquisa. Coordenador do Projeto de Cereais e Chefe da Sessão de Fitotecnia. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Produção Animal da UFRPE. É bolsista do CNPq, nível 1. Recebeu Títulos e Honrarias, dentre as quais se destacam: Orientador da melhor Tese de Mestrado. Conferencista pela Sociedade Brasileira de Zootecnia da qual recebeu o título de Zootecnista do ano, em 2004. Membro do Gama. Sigma Delta Society, da Universidade do Arizona. Tem vários trabalhos publicados de relevante valor agronômico. Tomou posse na cadeira 17 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, como acadêmico fundador, em 31 de maio de 1984. Faleceu em 09 de dezembro de 2018.