Cadeira 19
Luiz Jorge da Gama Wanderley Junior
Acadêmico atual
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1986). Atua principalmente com melhoramento de hortaliças visando à produção de sementes de alta qualidade: coentro (Coriandrum sativum L.), tomate (Solanum lycopersicum), pimentão, berinjela, dentre outras. Membro efetivo da ABH – Associação Brasileira de Hortaliças, contando com a participação efetiva nos congressos dessa agremiação, em todos os estados onde o evento foi realizado. Criou a empresa Hortivale, na qual trabalha como seu principal executivo além de liderar equipe técnica, lidera a comercialização de sementes das espécies acima relacionadas, na região amazônica e no Nordeste do Brasil. Tomou posse na cadeira 19 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 11 de julho de 2023, substituindo o acadêmico titular Antônio Fernando de Souza Leão Veiga, que passou para emérito em 11 de outubro de 2022.
Manoel de Almeida Castro
Patrono
Engenheiro Agrônomo pela Escola Média de Agronomia de Socorro, denominada logo depois de Escola de Agronomia de Pernambuco, onde diplomou-se em 1915. Professor de Zootecnia e Bromatologia dos Animais Domésticos na Escola Livre de Engenharia-Agronomia nos anos de 1927 a 1932. Professor Catedrático de Anatomia e Fisiologia dos Animais Domésticos da Escola Superior de Agricultura de Pernambuco – ESAP. Diretor da Escola Superior de Agricultura de Pernambuco – ESAP, de 1937 a 1946. Tesoureiro da Prefeitura do Recife de 1933 a 1937. Diretor e Professor do Aprendizado Agrícola de Pacas, Vitória de Santo Antão, PE. Aposentou-se como Subdiretor da Fazenda Municipal do Recife, no Governo Demerval Peixoto. Recebeu expressivas manifestações de apreço e reconhecimento ao mérito pelo seu proficiente desempenho profissional. Faleceu em 30 de agosto de 1980.
Antônio Fernando de Souza Leão Veiga
Acadêmico fundador
Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco – ESA da UFRPE, em 1964. Mestre e Doutor em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba/SP entre 1970 e 1985. Professor Assistente da Escola Superior de Agricultura – ESA da UFRPE, Departamento de Agronomia, Área de Fitossanidade, de 1972 a 1984. Professor Adjunto da UFRPE, Departamento de Fitossanidade, de 1985 a 1993. Professor Titular, Departamento de Biologia, a partir de 1993. Lecionou as Disciplinas de Pragas das Plantas Cultivadas I e II, Entomologia Florestal, de 1974 a 1977. Mestrado em Fitossanidade da UFRPE, Entomologia Agrícola, Princípios e Métodos em Entomologia, a partir de 1976. Sistemática de Insetos. Supervisor da Área de Fitossanidade DEPA/UFRPE. Coordenador do Curso de Mestrado em Fitossanidade CMS-F de março de 1991 a maio de 1993. Chefe da Seção de Fitossanidade do IPA, de 1970 a 1976. Pesquisador Assistente N 7 do Instituto de Pesquisas Agronômicas de Pernambuco – IPA. Recebeu diversos méritos e honrarias. Autor de vários trabalhos publicados em Revistas e Jornais Científicos. Presidente do Congresso Nacional de Entomologia, realizado em Recife/PE. Tomou posse na cadeira 19 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, como acadêmico fundador, em 31 de maio de 1984. Passou para emérito em 2019.