Dimas Menezes

Acadêmico atual

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE (1976), mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE (1998). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Rural de Pernambuco. É professor permanente dos cursos de Pós-graduação em Produção Vegetal da UFRPE / Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UAST e do Programa de Pós-graduação em Agronomia – Melhoramento Genético de Plantas. Exerceu por seis anos a vice-presidência da Associação Brasileira de Horticultura (ABH). Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia – Melhoramento de Plantas e Coordenador do Curso de Agronomia da UFRPE. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento genético, Allium cepa L., cebola tropical, Lactuca sativa L., Coriandrum sativum L., Solanum lycopersicum L., Capsicum annuum L., cultivo hidropônico, convencional e orgânico. omou posse na cadeira 22 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 14 de maio de 2019, substituindo o acadêmico Alysson Paolineli.

Manuel Rodrigues Filho

Patrono

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de São Bento, em 1928. Assistente Técnico mensalista da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio de Pernambuco em 01 de janeiro de 1934. Diretor do Serviço de Produção Vegetal, pelo Ato nº 1211 de 10 de maio de 1938. Através de Concurso de Títulos, foi nomeado em 03 de janeiro de 1939, Professor Catedrático da 14ª Cadeira – PHS – Pomi-Horti e Silvicultura da Escola Superior de Agricultura de Pernambuco – ESAP. Nomeado Secretário de Agricultura do Estado de Pernambuco, Conforme Ato nº 302 de 24 de fevereiro de 1942. Com a instalação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, foi nomeado seu primeiro Reitor, através do Ato nº 601 de 20 de março de 1954, permanecendo nesse cargo até 1962. Recebeu diversas comendas. O Conselho Universitário da Universidade Federal Rural de Pernambuco, instituiu a Medalha de Mérito Professor Manuel Rodrigues Filho. Homenageado pelo corpo discente da Escola Superior de Agricultura e da Escola Superior de Medicina Veterinária. Paraninfou a Turma de Engenheiros Agrônomos de 1955 e de Medicina Veterinária de 1959. Faleceu em 07 de abril de 1972.

Carlos Eduardo Ferreira Pereira

Acadêmico fundador

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em 1957. Pós-Graduou-se na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, São Paulo. Engenheiro Agrônomo na área canavieira. Inspetor Técnico Regional do Instituto do Açúcar e do Álcool – IAA e Superintendente Regional do mesmo Órgão. Recebeu honrarias diversas, destacando-se como participante ativo da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pernambuco e da Sociedade dos Técnicos Sucro-Alcooleiro do Brasil (STAB), nas quais desempenhou cargos de representação regional. Tomou posse na cadeira 20 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 1984, como acadêmico fundador. Passou para emérito em 2001.Faleceu em 2010, não conseguimos identificar dia e local.

Yony de Sá Barreto Sampaio

1º Acadêmico sucessor

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1969), mestrado em Economia pela University of California System(1973), mestrado em Economia Agrícola pela University of California System(1972), doutorado em Economia Agrícola pela University of California System(1973), pós-doutorado pela University of Oxford(1976), pós-doutorado pela Universidade de Grenoble(2009) e pós-doutorado pela University of Illinois – System(1996). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Consultor do Banco Mundial e Assessor do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico. Atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Agrícola, Política Econômica, Reforma Agraria. Tomou posse na cadeira 20 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 2006, substituindo o acadêmico fundador, Carlos Eduardo Ferreira Pereira que havia passado para emérito em 2001. http://lattes.cnpq.br/2416946445503274

Alysson Polinelli

2º Acadêmico sucessor

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. Especializou-se nos estudos sobre o potencial da região do Cerrado para a produção agrícola. Assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas, em 1971 e criou incentivos e inovações tecnológicas que tornaram o estado de Minas Gerais o maior produtor de café do Brasil. Ministro da Agricultura no governo de Ernesto Geisel, de 15 de março de 1974 a 15 de março de 1979. Nesse período, modernizou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e promoveu a ocupação econômica do Cerrado. Incentivador da pesquisa, ciência e tecnologia. Implantou um programa de bolsa de estudos para estudantes brasileiros em diversos centros de pesquisa em agricultura pelo mundo, como por exemplo nos Estados Unidos. Após deixar o ministério, foi presidente do Banco do Estado de Minas Gerais, deputado constituinte e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Tomou posse na cadeira 20 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 2010, substituindo o acadêmico, Yony de Sá Barreto Sampaio que havia se desligado da APCA em 2009. Desligou-se da APCA em 2016.