Geraldo Magella Bezerra Lopes

Acadêmico atual

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1980) e doutorado em Agricultural Systems – University of Reading (1990) – UK. Atualmente é pesquisador do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em planejamento e desenvolvimento de sistemas agropecuários, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, prospeccao tecnológica e de cadeias produtivas, pesquisa e desenvolvimento e diagnóstico rural rápido. Tomou posse na cadeira 22 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 2010, substituindo o acadêmico Diomedes Barreto Júnior, que faleceu em 24 de outubro de 2012. É Membro da Academia Brasileira de Ciência Agronômica – ABCA, desde 2013. http://lattes.cnpq.br/6293886032778885

Octávio Domingues

Patrono

Engenheiro Agrônomo na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba – São Paulo. Concluídos seus estudos, regressou à Amazônia para trabalhar no Setor de Fomento. Foi o primeiro Professor de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura do Pará, em 1918. Pós-Graduado nos Estados Unidos. Lecionou na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz a Disciplina Zootecnia Geral atendendo convite do Professor Nicolau Atanazofi, titular da Cadeira Zootecnia Especial daquela Instituição. Professor Catedrático de Zootecnia Especial da Escola Nacional de Agronomia, hoje Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, situada no Km 47 da antiga Rodovia Rio-São Paulo. Representou a UFRRJ como integrante da equipe de Professores enviados aos Estados Unidos para examinarem todos os procedimentos administrativos, didáticos, de pesquisa agronômica e extensão rural adotados pelo Sistema Universitário Norte-Americano dos “Laind Grant Colleges”. Autor de diversos trabalhos de grande importância para o desenvolvimento da Zootecnia no Brasil. salientando-se os seguintes: Aclimação e adaptação dos Animais Domésticos, São Paulo, 1928; Para produzir ovos não basta ter galinhas,Rio de Janeiro, 1936; Crie galinhas começando certo, Rio de Janeiro, 1941; Plano de acasalamento para exploração do gado leiteiro no Brasil tropical, Rio de Janeiro, 1952; Sobre a origem do carneiro deslanado de morada nova, Fortaleza, 1954; Considerações em torno do ensino de Zootecnia, Rio de Janeiro, 1958; Introdução da palma forrageira no Nordeste, Recife, 1963. Publicou diversos livros didáticos. Recebeu inúmeras homenagens de entidades nacionais e estrangeiras. Agraciado com o Título de Professor Emérito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Renato Ramos de Farias

Acadêmico fundador

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agronomia de Socorro, Pernambuco, em 1922. Pós-Graduação em Zootecnia e Genética Animal pela Universidade de Genebra, Alemanha, de 1924 a 1925. Professor Catedrático, lecionando as disciplinas de Zootecnia Geral e Exterior dos Animais Domésticos. Tornou-se o 2º Reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE de 07 de junho de 1962 a 24 de abril de 1963. Membro dos Conselhos Superiores da UFRPE. Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio de Pernambuco, SAIC-PE. Diretor Geral da Produção Animal da mencionada Secretaria. Diretor do Instituto de Zootecnia do Departamento Nacional de Produção Animal do Ministério da Agricultura e Diretor do Instituto de Pesquisa Agronômica do Nordeste – IPEANE, do Ministério da Agricultura. Autor de inúmeros trabalhos publicados em jornais e Revistas Técnico-Científicas. Recebeu diversas honrarias e méritos. Tomou posse na cadeira da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 1984, como acadêmico fundador. Faleceu no Recife, em 02 de dezembro de 1989.

Diomedes Barreto Júnior

1º Acadêmico sucessor

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em 1960. Bacharel em Ciências e Letras – Seção de História Natural, pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco. Professor da Escola Agrotécnica de S. Lourenço da Mata/PE, lecionando a Disciplina Criação de Animais Domésticos. Atuou na área de abastecimento, destacando-se nas Centrais de Abastecimento do Nordeste CEASA-PE e Companhia de Armazéns Gerais do Estado de Pernambuco CAGEP, onde esteve Diretor Técnico, Superintendente e Presidente. De reconhecido mérito agronômico, em especial, para o setor de abastecimento alimentar, salientando-se o abastecimento de aves e ovos. Tomou posse na cadeira 22 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 1994, substituindo o acadêmico fundador, Renato Ramos de Farias que faleceu no Recife, em 02 de dezembro de 1989. O Acadêmico Diomedes Barreto Júnior faleceu no Recife, em 24 de outubro de 2012.