Maria Auxiliadora Coêlho de Lima

Acadêmica atual

Engenharia Agrônoma pela Universidade do Estado da Bahia (1993), mestrado (em 1998) e doutorado (em 2002) em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará, com trabalhos na área de Fisiologia Pós-Colheita. Especialista em Gestão de Projetos (2021) e Master Business Administration (MBA) pela USP/ESALQ). É pesquisadora A da Embrapa Semiárido. Atuou na gestão de Pesquisa e Desenvolvimento, nos cargos de Coordenadora da equipe de pesquisadores do Núcleo Temático de Agricultura Irrigada da Embrapa Semiárido (2007) e de Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Semiárido (2007-2015). Coordenou as ações de P&D e TT da rede de pesquisa da Embrapa em Vitivinicultura no Semiárido (2013 – 2018). Presidiu o Portfólio de Fruticultura Tropical da Embrapa (2019-2021). Chefe Geral da Embrapa Semiárido (desde 2021). Integrou a diretoria da Sociedade Brasileira de Fruticultura (2019 – 2022). Membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação na área de Ciências Agrárias da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) (desde 2021). Docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Agronomia-Produção Vegetal da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Agronomia-Agricultura Tropical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Publicou artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos, além de capítulos de livros. Atua na área de Fisiologia e Tecnologia Pós-Colheita, nos seguintes temas: qualidade, fisiologia da maturação, compostos bioativos em frutas e hortaliças, conservação pós-colheita, armazenamento, amadurecimento, manejo pré-colheita orientado para qualidade e conservação, reguladores vegetais para melhoria da qualidade, inibidores de etileno, revestimentos e vida útil. A maioria dos estudos está direcionada às frutas produzidas sob irrigação e em condições tropicais, com destaque para uva e manga. Tomou posse na cadeira 27 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 11 de julho de 2023, substituindo o acadêmico titular Celso Muniz de Araújo, que passou para emérito em 11 de outubro de 2022.

João Gonçalves de Souza

Patrono

Aprendeu as primeiras letras na terra natal e prosseguiu os estudos no Ginásio do Crato. Quando ginasiano, mais por questão de sobrevivência que de vontade, teve que abandonar os estudos por algum tempo e trabalhar como apontador de estrada de rodagem. Concluindo a escolaridade média com sacrifício, rumou para Salvador na Bahia e de lá para o Rio de Janeiro, a bordo de um navio, com uma passagem de segunda classe concedia pelo então governador baiano, Juraci Magalhães. Chegando ao Rio, a primeira oportunidade de emprego que lhe apareceu foi a de sacristão, que aceitou sem relutância. Engenheiro Agrônomo pela Escola Nacional de Agronomia – ENA, em 1939. Paralelamente, de 1935 a 1940, cursou a Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, tornando-se Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Master of Science em Sociologia Rural pela Wisconsin University, Madison Wisconsin, Estados Unidos da América, de 1944 a 1946, defendendo tese intitulada The Regional aproach in exploring the north section of brazil. PHD (Sociologia Comparada, Economia Agrícola e Problemas Demográficos) na American University, em Washington D.C. e na Maryland University, de 1957 a 1958. Na sua vasta experiência profissional, João Gonçalves de Souza ocupou as seguintes funções: funcionário do quadro de técnicos do Ministério da Agricultura; por concurso, Assessor Técnico do Ministério da Agricultura em problemas de economia rural, de 1940 a 1953. Integrante do quadro de técnicos do Ministério da Agricultura que fez o estudo preliminar dos municípios sob a influência de Paulo Afonso, com base para a fundação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), publicando monografia sobre essa área do São Francisco (1946).

 

 

 

 

Izaias Vasconcelos de Andrade

Acadêmico fundador

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de Pernambuco (ESAP), atual Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em 1944. Ocupou funções no Fomento Agrícola, em Correntes, Pernambuco. Residência Agrícola, em Viçosa, Alagoas. Posto Zootécnico de Olhos D’Água do Acioly, Alagoas. Estações Experimentais de Itapirema, União dos Palmares e do Curado. Bolsista da SUDENE, sob a égide da UNESCO, na Europa (França e Itália) e na África (Marrocos). Coordenador do Grupo Franco/Brasileiro dos Estudos do Vale de Jaguaribe, Ceará. Coordenador da Unidade Técnica do Plano para o Desenvolvimento do Vale do São Francisco. Participou do Inventário dos Recursos Hidrogeológicos da Chapada do Araripe como expert da Unesco, Pierre Taltasse. Participou da Subcomissão que definiu o potencial madeireiro/energético do Nordeste Semiárido, empregando metodologia usada em Porto Rico. Realizou Cursos de Desenvolvimento de Águas e Terras e de Organização e Administração de Zonas de Irrigação no México. Autor da Letra do Hino da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica (2007). Autor do livro “Semiárido Nordestino Brasileiro-Pequena Bacia Hidrográfica: Sem Fome, Sem Sede”, publicado em 2009. Tomou posse na cadeira 28 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 2006, como acadêmico fundador. Faleceu no Recife, em 04 de janeiro de 2010.

Celso Muniz de Araújo

1o. Acadêmico sucessor

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE em 1959. Matemático pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, também em 1959. Especialização em Engenharia de Irrigação, no Estado de Israel de 1963 a 1964. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, em 1970. Pecuarista. Atua na Agropecuária com pecuária caprina e ovina nas Fazendas Várzea Alegre, no município de Barra de Guabiraba/PE e na Fazenda de Pitombas, no município de São Sebastião de Umbuzeiro/PB. Industrial da Construção Civil, Titular e Sócio Majoritário do Grupo CM. Tem sede dos seus negócios na Cidade do Recife e suas principais atividades econômicas no Estado de Pernambuco. Diretor-Presidente da Imobiliária CM Ltda., fundada em 1975. Construtora Muniz de Araújo Ltda., fundada em 1989, que se constitui uma Empresa Construtora e Incorporadora de prédios residenciais e comerciais (imóveis para venda) e atua predominantemente no estado de Pernambuco. Proprietário do Shopping Center Boa Vista, localizado na zona central da Cidade do Recife, na Av. Conde da Boa Vista, às Ruas José de Alencar e Rua do Giriquiti, inaugurado em 1968. Empresarial Trade Center Ltda., Shopping Center e Edifício Empresarial, inaugurado em 1999, localizado na Av. Rosa e Silva, Aflitos, Recife/PE. Esteve Presidente eleito durante 5 mandatos da Associação Comercial de Pernambuco (ACP), Biênios: 2003/2005, 2005/2007, 2007/2009 e 2009/2011 e 2011/2013. Esteve Primeiro Secretário da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Nordeste. Ex-Diretor da Associação de Fornecedores de Cana de Pernambuco. Recebeu inúmeras honrarias. Tomou posse na cadeira 27 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 2012, como acadêmico titular, em substituição ao acadêmico fundador Izaias Vasconcelos de Andrade que faleceu em 04 de janeiro de 2010. Membro da Academia Brasileira de Ciência Agronômica – ABCA.