Pedro Carlos Gama da Silva

Acadêmico atual

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba (1978), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa foi Chefe Adjunto de Desenvolvimento, Chefe Adjunto de Comunicação e Negócios e Chefe Geral da Embrapa Semiárido, Membro do Comitê Gestor de Programação – CGP da Embrapa e membro do Comitê Gestor do Portfólio de Projetos em Sistemas de Produção de Base Ecológica da Embrapa. Participou como membro dos seguintes grupos de pesquisa: Globalização e Agricultura, Mudanças Climáticas e o Semiárido, Laboratório de Observação Permanente Sobre as Transformações do Mundo Rural do Nordeste. Atualmente exerce o cargo de pesquisador. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de produção, agricultura familiar, cadeias agroalimentares, desenvolvimento rural, desenvolvimento regional e territorial. É membro dos Grupos de Trabalho de Pesquisa que operam o Observatório da Embrapa Semiárido e o Observatório Mulheres Rurais do Brasil, no âmbito do Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa (Agropensa). Tomou posse na cadeira 29 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 13 de julho de 2023, substituindo o acadêmico titular José Antônio Aleixo da Silva, que passou para emérito em 13 de dezembro de 2022.

Lauro Ramos Bezerra

Patrono

Filho de Manoel Apolinário de Almeida e Tereza Camelo Pessoa de Almeida, nasceu no dia 07 de agosto de 1905, na Cidade de São Lourenço da Mata, Estado de Pernambuco. Concluiu o Curso de Agronomia pela Escola de Engenharia de Pernambuco na Turma de 1927. Desenvolveu suas atividades na Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio do Estado de Pernambuco, tendo ocupado os seguintes cargos de direção: Diretor da Estação Experimental de Algodão de Serra Talhada; Diretor da Diretoria de Terras e Colonização, da Usina de Higienização de Leite (CILPE) e Chefe do Serviço da produção. Professor Catedrático da Cadeira de Zootecnia Especial da Escola Superior de Veterinária. Professor Titular da Disciplina Zootecnia Geral do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Em 1939, prestou Concurso Público para Professor Catedrático da Cadeira Economia, Direito Rural e Estatística da Escola Superior de Agricultura de Pernambuco (ESAP), recebendo o Título de Doutor em Ciências Agrícolas. Publicou os seguintes trabalhos: O Algodão na economia de Pernambuco; Estirpes melhoradas; A enxertia do algodoeiro Mocó e O Algodoeiro Mocó. Em 1980, apresentou em Itabuna/BA, no Congresso de Botânica, o trabalho denominado Lavoura seca em sistema intensivo. Recebeu diversos títulos e honrarias, entre eles: a Medalha do Sesquicentenário dos Cursos de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em 1987; Diploma de Mérito Agronômico outorgado pela Academia Pernambucana de Ciência Agronômica aos Engenheiros Agrônomos com mais de cinquenta (50) anos de bons serviços prestados ao Estado de Pernambuco – na comemoração do seu 12º aniversário – maio de 1996. Diploma de Sócio Honorário outorgado pela Academia Pernambucana de Ciência Agronômica aos Engenheiros Agrônomos com mais de sessenta (60) anos de bons serviços prestados ao Estado de Pernambuco – na comemoração do seu 13º aniversário – maio de 1997.

Antônio Ribeiro Godoy

Acadêmico fundador

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de Pernambuco (ESAP), atual Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), concluiu o curso na turma de 1949. Selecionado para acadêmico titular, ocupou a cadeira 29 da APCA, na qual tomou posse em 31 de maio de 2006. Conhecido como “Tota Godoy”, era apaixonado pela agricultura e abastecimento, tendo exercido diversos cargos relevantes, entre eles: a presidência da COMAPE nos governos de Eraldo Gueiros Leite no período de 1971 a 1975 e José de Moura Cavalcanti no período de 1973 a 1974, Secretário de Agricultura de Pernambuco, presidente da Cagepe e Secretário de Abastecimento do Recife. Recebeu diversas homenagens, entre elas: Secretário do Ano em 1969 da Prefeitura Municipal do Recife; Cidadão Honorário de Medelim/Colômbia em 1970; Medalha de Honra ao Mérito Cidade do Recife em 1971, em reconhecimento ao Engenheiro Agrônomo e administrador do Serviço Público. Faleceu no Recife em 05 de dezembro de 2011.

In Memoriam: Antônio Ribeiro Godoy. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Recife, vols. 8 e 9, p.21-22, 2011/2012.
Disponível em: http://journals.ufrpe.br/index.php/apca/article/view/130/119

José Antônio Aleixo da Silva

 

1o. Acadêmico sucessor

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, 1975. Especialização em Silvicultura pela UFRPE, 1975. Mestre em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, 1977. Doutor em Biometria e Manejo Florestal pela University of Georgia, 1986. Post-doc e Professor Visitante da University of Georgia, 1991-1993. Post-doc e Professor Visitante da Technische Universität Berlin, 2012-2013. Professor Titular do Departamento de Ciência Florestal da UFRPE. Orientador, coorientador e professor em programas de pós-graduação, Mestrado e Doutorado em Ciências Florestais e Biometria e Estatística Aplicada da UFRPE, e Mestrados Profissionalizantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE e do Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP. Secretário Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, 1999-2005. Membro do Conselho da SBPC, 2005-2009. Membro da Diretoria da SBPC, 2009-2017/2017-2021, onde coordena o grupo de trabalho sobre o Código Florestal. Membro do Conselho Nacional de Florestas – CONAFLOR/MMA, do Conselho Consultivo do Nordeste no MCTI, 2010-2016, do Conselho Externo da Embrapa Florestas, do Conselho Administrativo do ITEP, 2013-2015 e pesquisador/consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e da CAPES. Diretor de Programas da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco e Coordenador do Programa Pernambuco Verde, 1996-1997. Tomou posse na cadeira 29 como membro titular da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 12 de junho de 2012, substituindo o acadêmico, Antônio Ribeiro Godoy, que faleceu em 05 de dezembro de 2011. Membro da Academia Brasileira de Ciência Agronômica – ABCA. Presidente da Academia Pernambucana de Ciências, 2018-2020, Sócio Benemérito da Associação Pernambucana de Engenharia Florestal. Revisor de trabalhos científicos e membro de conselhos editoriais de revistas científicas no Brasil e no exterior. Consultor de fundações de pesquisa de Estados do Brasil. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal. Editor/redator do jornal eletrônico “Notícias da SBPC/PE”, 1999-2019, e atualmente do Jornal Eletrônico da Informes da APC/SBPC-PE. Homenageado no II Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal com a Comenda Walter Bitterlich. Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq, nível 1C. Membro do Consórcio do Nordeste e Coordenador do Subcomitê de Modelagem Matemática do Corona Vírus. http://lattes.cnpq.br/5674098794412714