Eudes Souza Leão Pinto

[Deu-me a Academia Pernambucana de Ciência Agronômica (APCA) a honrosa incumbência de escrever este texto para reverenciar a memória do seu idealizador, criador e presidente vitalício, Prof. Eudes de Souza Leão Pinto, que faleceu nas primeiras horas da manhã do sábado, 15 de setembro de 2018, na Cidade do Recife, onde nasceu e residiu. A partir daquele momento, a árvore da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica (APCA) e da Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA) sentiu que a folha principal do seu frondoso caule se desprendeu, e se foi, levada pelo vento para o azul sem fim do firmamento]… [Era assim o Prof. Eudes, apaixonado pela Ciência Agronômica. Pensar em Pernambuco é lembrar da sua figura, da sua personalidade, da sua honradez, do seu trabalho, da sua elegância e do seu carisma. Enfim, pensar na Ciência Agronômica é ter como referência o Prof. Eudes de Souza Leão Pinto]. Texto completo 

Conceição Martins

Trechos de discursos

Vivemos a época das soluções dos grandes problemas. Em auxilio das iniciativas particulares corre em governo que asculta suas necessidades e dá-lhes meios de ação. Em Pernambuco há o estimulo de quem dirige, na percepção completa da pecuaria, fazendo-a objeto de seus estudos; quem reclama o emprego de capa-capitaes em seu proveito, prevendo com seu incremento, o aumento das fontes de riquezas nordestinas.

Orador da turma de Agrônomos de 1940

Recife, 08 de dezembro de 1940, Trecho completo

Quando passado o bulício de vosso dia de formatura, quando cessar a música que festejará tão grandioso acontecimento, quando se apagarem as luzes que iluminarão a noite consagrada aos agrônomos de 1949, ficareis quedos e mudos, tentando prolongar no palco fértil da imaginação as horas e os minutos que vos deleitaram.

Paraninfo de Agronomia de 1949

Recife, 07 de dezembro de 1949, Trecho completo

A nós, agrônomos, caberá uma participação mais Nesta instituição de ensino, da Universidade Rural de Pernambuco, aprendestes, não apenas as matérias contidas no currículo do curso de Agronomia, mas ainda, a compreender a extensão e o peso das tarefas que vos serão atribuídas.

Discurso de Paraninfo - Agronomia 1960

Recife, 11 de dezembro de 1960, Trecho completo

Sobretudo, ao atentarmos para o seu lema: “ORA ET LABORA PRO AGRONOMICA SCIENTIA”. Lema que tem as suas raízes no Mosteiro de São Bento de Olinda, alimentadas na fertilidade dos benefícios econômico-sociais de sua existência presente em todos os continentes de nosso planeta sempre servindo à humanidade.

Instalação da APCA

Recife, 31 de maio de 1984, Trecho completo

Nesta noite de evocações e de emoções, concentro todo o meu pensamento nos fatos passados na inesquecível Escola Superior de Agricultura de Pernambuco, antes denominada Escola Superior de Agricultura São Bento, fundada em 1912 pelos Beneditinos vindos do Mosteiro de Hales, na Alemanha, e, em 1916 instalada no Engenho São Bento, no Distrito de Tapera, Município de Vitória de Santo Antão.

75 anos da Criação dos Cursos de Ciências Agrárias em PE

Recife, 30 de outubro de 1987, Trecho completo

Façamos agora e sempre o compromisso maior de dignificarmos cada vez mais a nobre e benfazeja classe agronômica, mantendo os seus maiores valores humanos em permanente destaque e assegurando as prerrogativas de prover o sustento dos reinos vegetal e animal.

Solenidade Comemorativa dos 16 anos da APCA

Recife, 30 de maio de 2000, Trecho completo

O Brasil como maior produtor mundial de café e açúcar, segundo em produção de soja, cacau, madeira e carnes, situando-se entre os cinco primeiros exportadores de uma serie de bens oriundos da terra, necessita de um trabalho técnico-científico de natureza agronômica de primeira grandeza.

Solenidade Comemorativa dos 20 anos da APCA

Recife, 27 de maio de 2004, Trecho completo

Sabemos que é missão das Academias concentrarem os poderes científicos e tecnológicos das profissões que representam, assumindo as culminâncias de suas respectivas culturas, nas interações que assumem, para o bem de suas comunidades, com reflexos positivos nas sociedades em que se inserem.

Solenidade Comemorativa dos 24 anos da APCA

Recife, 31 de maio de 2008, Trecho completo

Seduzido pelo avantajamento de suas dimensões e pela perfeição de suas construções e equipamentos complementares, caminhei para o seu parque e qual não foi minha emoção quando ao entrar na primeira green house encontrei à minha espera um representante do mundo vegetal do meu Brasil: a nossa Hevea brasiliensis, a nossa seringueira.

Resultados da viagem de estudos nos Estados Unidos

Recife, 03 de julho de 1945, Trecho completo

Em Pernambuco, onde o atrazo de nosso meio rural é ainda acentuado; onde falta o estímulo para as iniciativas ligadas às explorações agro-industriais aprimoradas, pela ausência de boas estradas, de contrôle de produção e de garantia de mercado para os produtos decorrentes, com a devida estabilidade de preços.

Discurso na Escola Superior de Agricultura (ESAP)

Recife, 22 de novembro de 1952, Trecho completo

Honra insigne concede a Federação das Associações dos Engenheiros Agrônomos do Brasil ao eminente Mestre João de Vasconcelos Sobrinho, desta Universidade Federal Rural de Pernambuco, ao conferir-lhe a Comenda “Mérito Agronômico do Brasil – 1984.

Comenda do Mérito Agronômico - Vasconcelos Sobrinho

Recife, 13 de janeiro de 1984, Trecho completo

A Academia é uma instituição do mais alto nível de cultura geral, científica e tecnológica. Em sua origem a Academia constitui-se um centro de preocupações com as questões transcendentais à rotina da vida cotidiana, objetivando a criatividade nas funções de relações seres humanos/natureza.

Passagem de 2o ano da instalação da APCA

Recife, 13 de junho de 1986, Trecho completo

É com a natural emoção de quem possui o justo orgulho de ser Engenheiro Agrônomo, pernambucano autêntico e brasileiro convicto da grandiosidade nacional, que assumimos a responsabilidade de falar como modesto Presidente da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica neste característico evento histórico.

Solenidade Comemorativa dos 15 anos da APCA

Recife, 31 de maio de 1999, Trecho completo

Os Engenheiros Agrônomos são os profissionais mais valorizados em todos os países desenvolvidos do mundo. Nos Estados Unidos da América do Norte, na Inglaterra, no Japão, na África do Sul, na Austrália e na Nova Zelândia, gozam do privilégio de terem as mais altas remunerações nos serviços públicos e nas empresas privadas.

Solenidade Comemorativa dos 18 anos da APCA

Recife, 29 de maio de 2002, Trecho completo

Quando Paul Percy Harris… concebeu a felicíssima idéia de criar um núcleo de homens voltados para os quadros de solidão humana … propondo a fundação de uma entidade associativa, que veio a chamar-se poucos anos depois de Rotary International, estava desempenhando o papel de profeta do Século XX.

Solenidade Comemorativa dos 21 anos da APCA

Recife, 02 de junho de 2005, Trecho completo

Felizes os seres humanos que podem compartilhar alegrias e ideais. Alegrias dos encontros e reencontros entre amigos e os ideais de conquistas dos mais nobres e dignificantes objetivos. Hoje a Academia Pernambucana de Ciência Agronômica comemora os seus vinte e cinco anos de fundação, reunindo as figuras mais representativas e queridas da sociedade pernambucana.

“Jubileu de Prata” - 25 anos da APCA

Recife, 30 de setembro de 2009, Trecho completo

Fotos comemoratívas