Vivian Loges

Acadêmica atual

Engenheira Agrônoma (1992), mestrado em Fitossanidade (1996), doutorado em Botânica e Melhoramento Genético de Plantas, todos na Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE em (2001). Em 2019/2020 realizou Pós-doutorado na Universidade de Sevilla (Bolsista do Programa Capes- PRINT-UFRPE). Professora Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Curso de Agronomia e do Programa de Pós-graduação em Agronomia-Melhoramento Genético de Plantas da UFRPE. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT2), revisora de revistas nacionais e internacionais na área de floricultura e plantas ornamentais, Vice-chair da Division on Landscape and Urban Horticulture da International Society for Horticultural Science (ISHS) e Board Member da Heliconia Society Internacional (HSI). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: floricultura, paisagismo, flores tropicais, propagação de plantas, pós-colheita e seleção de plantas para coberturas verdes. Tomou posse na cadeira 06 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 2019, substituindo o acadêmico Roberto Gilson da costa Campos que se desligou da APCA. Desde 2021 é membro da Academia Brasileira de Ciência Agronômica – ABCA. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2053727463453766

Dárdano de Andrade Lima

Patrono

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de Pernambuco, ESAP, em 1943. Professor Adjunto IV do Departamento de Biologia da UFRPE, das disciplinas de Botânica Geral e Sistemática no período de 1958 a 1981. Realizou estágio no Royal Botanic Gerdens, em Kew, na Inglaterra, com o Dr. N.Y. Sandwith, nos anos de 1956/57, para estudo das coleções de plantas brasileiras depositadas naquele herbário. Regressou à mesma instituição, em 1975, para estudo das espécies brasileiras do gênero Mimosa. Continuou na Europa, em 1975, no Herbário e Jardim Botânico de Munique, Alemanha, para estudo e levantamento das coleções realizadas no Nordeste de Philip von Luetzelburg. Responsável pela criação do Curso de Mestrado em Botânica da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em 1973, primeiro Curso de Pós-Graduação em Botânica de todo o Norte e Nordeste do Brasil, tendo sido seu primeiro Coordenador. Pesquisador do Instituto de Pesquisas Agronômicas – IPA, atual Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária – IPA, seção de Botânica, no período de 1974 a 1978, onde se aposentou. Classificou inúmeras espécies botânicas, recebendo de seus alunos, a homenagem de espécies novas. Publicou diversos trabalhos científicos. Membro Associado da Academia Brasileira de Ciências; da Societé de Biogeographie de Paris; da International Association for Plant Taxonomy, Ultrecht; da Sociedade Argentina de Botânica, e Sócio Fundador e remido da Sociedade de Botânica do Brasil. Tornou-se renomado pesquisador da UFRPE e do CNPq. Faleceu em 13 de setembro de 1981.

Clóvis Silva Fernandes

Acadêmico fundador

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de Pernambuco, ESAP, em 1940. Professor Adjunto IV, lecionando a disciplina de Fitopatologia. Após sua formatura, já trabalhando como Auxiliar Acadêmico, no Instituto de Pesquisa Agronômica – IPA, foi nomeado Engenheiro Agrônomo Pesquisador do IPA. Cientista primoroso, tornou-se conhecido no Brasil e exterior, pelos criteriosos trabalhos publicados na Revista do IPA. Com a instalação do Instituto de Pesquisas Agronômicas do Nordeste, no Curado, Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, pelo Ministério da Agricultura, foi requisitado pelo Governo Federal ao Governo Estadual, para dirigir a Seção de Fitopatologia e Fitossanidade da referida Instituição. Colaborou com o Instituto de Antibióticos de Pernambuco, na gestão do Cientista Emérito Oswaldo Gonçalves Lima e com várias Instituições de Pesquisas Fitopatológicas do Brasil e do Mundo, como Pesquisador correspondente. Recebeu méritos e honrarias. Tomou posse na cadeira 06 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 1984, como acadêmico fundador.

Iderval Farias

1º Acadêmico sucessor

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto da UFRPE de 1974 a 1991. Pesquisador Assistente IPA, de 1965 a 1974. Chefe da Estação Experimental de São Bento do Una/IPA, de 1967 a 1971. Pesquisador II do CNPq de 1976 a 1992. Pesquisador Assistente da Secretaria de Produção Rural e reforma Agrária, à disposição do IPA, no período de 1991 a 2001. Recebeu méritos e honrarias. Faleceu em setembro de 2015. Tomou posse na cadeira 06 da APCA, em 2001, em substituição ao acadêmico fundador Clóvis Silva Fernandes que passou para emérito. Desligou-se da APCA. Faleceu em setembro de 2015, infelizmente, não se obteve o local e o dia do seu falecimento.

Roberto Gilson da Costa Campos

2º Acadêmico sucessor

Engenheiro Agrônomo pela UFRPE, em 1964, mestrado em agricultural economics pela Mississippi State University(1976). Atualmente é Assessor da Secretaria de Agricultura e Reforma Agraria. Tem experiência na área de Ciências Ambientais. Tomou posse na cadeira 06 da APCA, em 2016, em substituição ao acadêmico Iderval Farias que se desligou da APCA. O acadêmico Roberto Gilson da Costa Campos desligou-se da APCA em 2017. http://lattes.cnpq.br/5893203655284659