Ellen Karine Diniz Viégas

Acadêmica atual

Engenheira Agrônoma pela Universidade Estadual do Maranhão (2008), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (2011) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Tecnologia de Alimentos, com ênfase em produção de Bebidas, Tecnologia de fermentações e compostos bioativos de alimentos. É membro do Grupo de Pesquisa do diretório do CNPq “Grupo de Produção Agrícola no Semiárido”. Tomou posse na cadeira 08 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 11 de julho de 2023, substituindo a acadêmica titular Rosa de Lima Ramos Mariano, que passou para emérita em 11 de outubro de 2022.

Dom Bento Pickel O.S.B.

Patrono

De origem alemã, iniciou os cursos de Filosofia e Teologia, realizou seus cursos em Olinda, Pernambuco, concluindo-os os em Roma, em 1913. Estudou Agronomia na Escola Superior de Agricultura, mantido pelo Mosteiro de São Bento, em Olinda, Pernambuco, em 1914, sem tirar, no entanto, o Diploma. Professor de Línguas no Curso Preparatório anexo às Escolas Superiores de Agricultura e Medicina Veterinária “São Bento”, em Olinda, Pernambuco. Professor de Botânica, Fitopatologia e Entomologia na Escola Superior de Agricultura de São Bento, em Tapera, Pernambuco, de 1914 a 1936. Em 1927, tornou-se membro da Comissão de Estudos de uma moléstia da cana-de-açúcar em Pernambuco. Chefe da Comissão de Estudos do “Piolho Vermelho”, na Paraíba e Chefe do Serviço de Defesa do Café, em Pernambuco. Examinador no concurso para provimento de técnicos, em 1936, no Instituto de Pesquisas Agronômicas de Pernambuco – IPA. Encarregado do Museu Florestal “Octavio Vecchi” e membro da Comissão Permanente de Estudos de Plantas Brasileiras, Medicinais e Tóxicas, em 1951. Aposentou compulsoriamente, como Biologista do Serviço Florestal, em 1960. Homenageado com o título de “Professor Benemérito da UFRPE” pelos Conselhos Superiores da dita Universidade, em 1962. Publicou 113 trabalhos entre folhetos, contribuições científicas e artigos de vulgarização, a começar em 1918. Coletou plantas nos Estados do Polígono das Secas, quando Professor na Escola Superior de Agricultura de Pernambuco, coleção continuada no Estado de São Paulo. Organizou um herbário composto por 5.960 itens, localizado no Instituto de Pesquisas Agronômicas de Pernambuco, sob o nome de “Herbarium Pickel”. Faleceu na cidade de São Paulo, Brasil, em 13 de abril de 1963.

João de Vasconcelos Sobrinho

Acadêmico fundador

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária de São Bento, em Tapera, Pernambuco, em 1930. Ainda estudante do Curso de Agronomia, na Escola de Agricultura, redescobriu o Pau-brasil ao lado do Monge Beneditino alemão e Botânico, Dom Bento Pickel. Professor Catedrático, lecionou a disciplina de Botânica Agrícola. Introduziu a disciplina “Ecologia Conservacionista”, a primeira ministrada no Brasil voltada ao tema ecológico. Diretor do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, de 1937 a 1938. Diretor da Escola Superior de Agricultura – ESA, de 1946 a 1947. Diretor do Curso de Aperfeiçoamento, Especialização e Extensão – CAEE, de 1960 a 1962. Esteve Pró-Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Criou, o Jardim Zoobotânico de Pernambuco, em Dois Irmãos, Recife, em 1936. Primeiro pesquisador a diagnosticar o fenômeno da desertificação no Brasil e a mapear as áreas de desertificação, estudos que ainda norteiam as políticas públicas na região. Em 1975, ao lado de outros Professores lutou em defesa da Escola Agrotécnica da UFRPE que, então, ocupava as terras onde havia funcionado a antiga Escola Superior de Agricultura São Bento e seria inundada pelas águas da Barragem do Rio Tapacurá. Em defesa do Pau-brasil, ao lado do Professor Roldão de Siqueira Fontes, transformou as instalações da citada Escola na Estação Ecológica do Tapacurá, criando a Reserva do Pau-brasil, em 1978 e lançando a Campanha Nacional em defesa da árvore-símbolo do nosso País. Recebeu méritos e honrarias, destacando-se o Dia Nacional da Caatinga, dia do seu nascimento, 28 de abril, em reconhecimento a sua dedicação ao estudo da caatinga, e da desertificação, processo de empobrecimento do solo em regiões semiáridas. Ecólogo, dedicou-se à proteção dos recursos da Terra, os quais afirmava não serem infinitos. Publicou diversos livros e inúmeros artigos em revistas científicas e jornais locais. Tomou posse na cadeira 08 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 1984, como acadêmico fundador. Faleceu no Recife em 16 de junho de 2021. Faleceu no Recife em 28 de abril de 1989.

Rosa de Lima Ramos Mariano

1o. Acadêmico sucessor

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, em 1974. Mestrado em Microbiologia Agrícola, Área de Fitopatologia, na Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Fitopatologia na University of Georgia em 1986. Professora do Programa de Pós-graduação em Fitopatologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE e Pesquisador Nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Publicou inúmeros artigos em periódicos especializados. Atua na área de Fitopatologia, com ênfase em Fitobacteriologia e Biocontrole de doenças de plantas. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: Acidovorax citrulli, Pectobacterium carotovorum subsp. carotovorum, Ralstonia solanacearum, Xanthomonas spp., X. campestris pv. viticola, diversidade, biocontrole, PGPR, Bacillus spp. e bactérias endofíticas, epidemiologia, mancha aquosa, murcha bacteriana, podridão mole, cancro bacteriano da videira, Cucumis melo, Vitis spp., Solanum lycopersicum, Capsicum annuum, Lactuca sativa, Brassica pekinensis. Tomou posse na cadeira 08 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 1994, substituindo o acadêmico fundador João de Vasconcelos Sobrinho que faleceu em faleceu no Recife em 28 de abril de 1989. É também membro da Academia Brasileira de Ciência Agronômica – ABCA. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2104595845324620