Reginaldo Barros

Acadêmico atual

Engenheiro Agrônomo pela Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (1973-1976). Extensionista Rural da então EMATER-BA, (1977-1979). Mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (1979-1982). Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura do Ceará (1982-1984). Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE a partir de 1984. Doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (1994-1998). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade (PPGF) em 1999. Pró-Reitor de Extensão da UFRPE (2004). Vice-Reitor da UFRPE por dois mandatos consecutivos (2004-2012). Responsável pela concepção e interlocução junto ao Ministério da Educação (SESU), execução do Projeto da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) e seu primeiro Diretor Geral e Acadêmico. Membro do Comitê de Avaliação dos Cursos de Pós-Graduação-Ciências Agrárias I e Consultor da Capes. Pesquisador do CNPq, Coordenador de Projetos de pesquisa em intercâmbio com Instituições de Ensino e Pesquisa nacionais e projetos de pesquisa no âmbito da UFRPE. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Entomologia Agrícola (PPGEA-UFRPE). Orientou alunos de graduação, mestrado e doutorado. Publicou artigos em periódicos nacionais e internacionais. Tomou posse na cadeira 09 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 2010, substituindo o acadêmico Ronaldo Gonçalves Lins, que passou para emérito em 2009. Membro da Academia Pernambucana de Ciências – APC e Fundador da Academia Brasileira de Ciência Agronômica – ABCA. Publicou livros e capítulos de livros e trabalhos em eventos científicos. Orientador e coorientador em dissertações e teses. Organizou eventos científicos locais, regionais e nacionais. Professor Titular aposentado da UFRPE. Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) de 2019 a 2021. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4759416854843552

Dom Pedro Bandeira de Mello O.S.B.

Patrono

Monge Beneditino e Sacerdote. Professor Catedrático, lecionou as Disciplinas de Química Inorgânica e Analítica de 1914 a 1936 e Química Orgânica e Química Vegetal de 1924 a 1936. Foi Monge dedicado à Cultura Humanística, Mestre e Diretor da Escola Superior de Agricultura do Mosteiro de São Bento de Olinda e Abade do referido Mosteiro. Gozou de extraordinário prestígio que se alicerçou nas origens familiares Souza Leão e Bandeira de Melo, avultando na formação de sua personalidade escolar. Soube ser o Diretor de uma Escola de Agronomia conhecida em todo o Brasil e no exterior, pela elevada qualificação científica e tecnológica dos seus Professores Beneditinos, como D. Bento Pickel, D. Agostinho Ikas e D. Conrado, bem como dos Professores leigos, recrutados entre os melhores Agrônomos de Pernambuco, como Apolônio Jorge de Farias Salles, João de Deus de Oliveira Dias, João de Vasconcelos Sobrinho, Ivan Tavares e Mário Coelho de Andrade Lima, entre outros. Como honrarias recebidas, destacam-se as seguintes: Grupo Escolar Dom Pedro Bandeira de Melo e inúmeras homenagens dos seus alunos e concluintes de Agronomia, bem como das Instituições científicas brasileiras que reconheceram o seu extraordinário saber científico. Faleceu em 17 de agosto de 1972.

Moacyr Britto de Freitas

Acadêmico fundador

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de São Bento, em Tapacurá, Pernambuco, em 1927. Iniciou suas atividades profissionais, trabalhando particularmente em fazendas agropecuárias, no Município de Pesqueira, Pernambuco, onde tomou conhecimento dos perigos da erosão nessa região. Foi convidado pela primeira Direção do Grupo da Fábrica Peixe, em 1929, para colaborar nas atividades agrícolas, onde, sucessivamente, foi ocupando cargos de destaque, passando de Gerente de Produção Agrícola a Diretor Gerente do Conjunto Industrial de Pesqueira. Instalou os primeiros ensaios de Variedades e Progênies, no ano de 1929, que, após algumas décadas de seleção e competição, terminou com o estabelecimento das variedades BEUTY – Peixe e Y-4. Introduziu, nesse período, o Sistema de Rotação trienal com capoeira, em uma área de 4.500 ha. Executou 102 experimentos de curto prazo e 17 de longo prazo, no período de 1929 a 1969, sendo que o de maior duração foi o ensaio de “Rotação Trienal sem Adubação”, durante 32 anos. Fez parte de diversas Associações, salientando-se a Sociedade de Ciência e Solo do Brasil; da Soil Conservation Society of America, da Sociedade Nordestina de Criadores e da Associação de Criadores de Guzerá do Brasil. Recebeu méritos e honrarias, dos quais se destacam o Título de Doutor Honoris Causa da UFRPE, em 1964, Medalha do Mérito Agrícola, conferida pela Confederação Nacional da Agricultura e a condecoração de “Grã-Cruz” da Ordem Albatroz, conferida pelo Museu de História do Estado da Guanabara, em 1970. Tomou posse na cadeira 09 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 1984, como acadêmico fundador. Faleceu em 15 de setembro de 1999.

Ronaldo Gonçalves Lins

1º Acadêmico sucessor

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura – ESAP, em 1951. Curso de Pós-Graduação de Master of Science, em Agronomia na Louisiane State University, Baton Rouge, La USA (1952/1954). Especialização em Engenharia Agrícola pela University of Clemson, South Carolina, USA (1958/1959). Passou para a categoria Emérito da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA em 2009. Iniciou suas atividades de Magistério como Instrutor de Ensino da Cadeira Mecânica Agrícola da ESAP. Professor Adjunto, em 1973. Aprovado no Concurso para Professor Titular do Departamento de Tecnologia Rural da UFRPE, em 1990. Desempenhou as funções administrativas de Coordenador, Diretor de Departamento, Assessor de Ensino de Graduação, Representante dos Professores Titulares no Conselho Universitário, assumindo algumas vezes o cargo de Reitor. Presidente da Comissão Examinadora de Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto, Membro Titular da Comissão Julgadora para provimento do cargo de Professor Titular da Disciplina Mecânica, Motores e Máquinas Agrícolas do Departamento de Engenharia Rural da Escola Superior de Agricultura de Piracicaba da USP. Participou de encontros, seminários e congressos, apresentando trabalhos na área de seu conhecimento no Brasil e nos Estados Unidos. Como Engenheiro Agrônomo, desempenhou suas atividades na empresa SANBRA – Assessor da Gerência do Gerente Regional da Allis Chalmers. Recebeu diversas honrarias. Tomou posse na cadeira 09 da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica – APCA, em 31 de maio de 2001, substituindo o acadêmico fundador Moacyr Britto de Freitas que faleceu em 15 de setembro de 1999. O acadêmico Ronaldo Lins passou para emérito da APCA em 2009.